Novidades em Medicina Reprodutiva - BlogBlog

A Jornada da paciente Infértil

28 de agosto de 2020

Quando uma casal deseja engravidar, os métodos anticoncepcionais são interrompidos e se iniciam as tentativas. Os meses vão passando e a gravidez não acontece...

Mulheres a partir do 35 anos devem iniciar a investigação se não engravidam em 6 meses, desde que o parceiro tenha o espermograma normal.

O que ocorre muitas vezes, é que as pacientes vão peregrinando de consultório em consultório à procura de uma solução, as coisas começam a demorar, e a ansiedade vai aumentando.. 

No objetivo de engravidar espontâneamente, a procura de um especialista para realização de exames vai sendo adiada e o tempo passando. Hoje sabemos que o fator que mais impacta a fertilidade é a idade da mulher, pela perda dos óvulos com o passar dos anos. Os óvulos, com o tempo, perdem em quantidade e em qualidade.

Uma das causas mais importantes de infertilidade é a endometriose, uma doença enigmática, que causa cólicas menstruais fortes e dores na relação sexual, às vezes. Porém, em muitos casos de endometriose, o único sinal é não conseguir engravidar. O atraso no diagnóstico dessa doença pode chegar a 6-7 anos. Estar atento a essa possibilidade é muito importante. Os médicos especialistas em reprodução assistida estão sempre atentos em relação à endometriose.

Um histórico de vários parceiros e de doença inflamatória pélvica, também estão associados à infertilidade.

Estabelecer uma relação de confiança com seu ginecologista, procurar se inteirar dos exames e dos próximos passos, é muito importante. Retornar ao médico com os exames assim que prontos, discutir estratégias de tratamento, são fundamentais para se ter sucesso em obter um gestação. Adiar a procura da solução só agrava o problema da infertilidade. Procure se informar, leia, veja vídeos sobre o assunto, aumente seu nível de consciência sobre o assunto, assim você poderá decidir melhor, quando procurar ajuda.

Caso não consiga engravidar, não espere o tempo passar muito, converse com seu médico e discuta a possibilidade de um encaminhamento para um especialista em Medicina Reprodutiva.

E ressaltando, a idade é o fator que mais impacta a fertilidade!

O Centro de Reprodução do Hospital Bruno Born, está preparado para diagnosticar e tratar todos os tipos de infertilidade conjugal.

Dr. Paulo Augusto Peres Fagundes

CREMERS 13384

 

 

← ANTERIOR TODAS PRÓXIMA →

AGENDAMENTO
DE CONSULTAS