Novidades em Medicina Reprodutiva - BlogBlog

Dificuldades para Engravidar

17 de janeiro de 2021

Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), declaram que 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo podem ser inférteis. Em nosso país, esse número chega a cerca de 8 milhões. A causas são variadas, desde problemas anatômicos e/ou hormonais. Em torno de 35% estão relacionados à mulher, 35% ao homem e 20% de ambos.

Hoje, em tempos de pandemia, todos estamos de uma forma ou outra, refazendo nossos planos, adiando ações, no sentido de nos preservarmos.

É sabido, que o fator que mais impacta a infertilidade é a idade da mulher. As mulheres de hoje são diferentes do tempo de nossas avós. Antigamente, a mulher engravidava mais cedo, saía de casa para casar e já iniciava sua vida de mãe e dona de casa. Ser mãe e casar logo, era o sonho e o ideal de vida das mulheres da época.

A mulher mudou, saiu de casa para estudar, morar sozinha, conquistou o mercado de trabalho, hoje assume importantes postos, antes somente ocupados por homens. A mulher, com o advento da pílula anticoncepcional, libertou-se e pode hoje planejar suas gestações. Com isso, as mulheres estão adiando seus projetos de tornarem-se mães. A mulher de hoje, muitas vezes, fica dividida entre sua carreira e a maternidade, e nem sempre é fácil conciliar ser mãe, esposa, dona de casa e profissional de sucesso.

A mulher perde sua reserva de óvulos a cada ano que passa, ou seja, a fertilidade diminui com o passar dos anos e têm uma queda expressiva após os 35 anos. Quanto mais idade, menos fertilidade.

Aumentar o nível de consciência das mulheres sobre o impacto da idade na fertilidade é um desafio a ser vencido. As mulheres precisam saber que adiar o projeto de gravidez, pode prejudicar sua saúde reprodutiva. Neste sentido, as técnicas de reprodução assistida e preservação da fertilidade podem ajudar, e muito! Congelar óvulos é uma excelente opção para a questão do adiamento da gravidez e a Fertilização In vitro com diagnóstico genético dos embriões, aumenta muito as chances de gravidez em idades mais avançadas.

Se você tem dúvidas sobre sua fertilidade e seu futuro reprodutivo, procure um serviço especializado! 

← ANTERIOR TODAS PRÓXIMA →

AGENDAMENTO
DE CONSULTAS